Balanço da Coelba aponta 20 mortes em acidentes com a rede elétrica na Bahia em 2016

Balanço da Coelba aponta 20 mortes em acidentes com a rede elétrica na Bahia em 2016
Um balanço da Coelba que lista os acidentes envolvendo a rede elétrica, na Bahia, apontou que 20 pessoas morreram após descargas elétricas no estado, ao longo do ano de 2016. De acordo com a Coelba, foram registrados 82 acidentes em toda a Bahia em 2016. Destes, segundo a empresa, 70% são relacionados com intervenção indevida da rede, como subir em postes para colocar faixas, troca de antena, construção e manutenção de casas. Os dados deste ano ainda estão sendo contabilizados pela Coelba. No entanto, o último caso registrado ocorreu no sábado (22), no bairro de Plataforma, em Salvador, quando dois homens morreram e outras três pessoas, entre elas uma criança, ficaram feridas, após receberem uma descarga elétrica durante uma mudança. Em nota, a Coelba informou que realiza uma série de ações de segurança com a comunidade e em escolas, e divulga essas atividades na mídia, para evitar acidentes. Além disso, segundo a empresa, um departamento de segurança acompanha a situação. A Coelba ainda listou uma série de dicas de segurança, para que se evitem acidentes com a rede elétrica; confira:
- Não fazer ligações clandestinas: ao tentar fazer os chamados gatos, as pessoas correm riscos de sofrer um choque e ainda prejudicam a qualidade da energia dos vizinhos por causa da interferência na rede.
- Não construir muito perto dos fios da rede elétrica: as pessoas devem respeitar um limite de distância entre a casa e a rede elétrica, que deve ser de cerca de um metro e meio. Isso deve ser observado também quando o morador for bater laje e construir varandas.

Comentários